Sexagem de Aves

 

 

A sexagem das aves através de DNA é um procedimento rápido, barato e altamente confiável que permite a distinção entre machos e fêmeas que não apresentam diferenças morfológicas visíveis.

Esta é uma prática de extrema importância, visto que pelo menos metade das aves existentes no mundo não possui dimorfismo sexual e, quando existe, é geralmente subtil, podendo ocorrer somente a partir do período de maturidade sexual.

O dimorfismo sexual é uma característica fenotípica observada entre machos e fêmeas de uma mesma espécie, diferenciando-os em alguns aspectos como tamanho ou coloração das penas e/ou bicos

Para as aves domésticas, a importância da sexagem está relacionada com a eficiência reprodutiva das matrizes. Conhecendo o sexo de cada ave, o avicultor tem condições de estimular o máximo de desenvolvimento e reprodução de suas aves, garantindo a formação de casais que gerem filhotes que correctamente identificados possam ser comercializados precocemente.

Para as aves silvestres, o conhecimento do sexo é de suma importância para projectos de planos de manejo de animais ameaçados, projectos de conservação, para a reprodução e comercialização destas em criadouros conservacionistas ou comerciais.

A identificação do sexo de aves por DNA confere 99,9% de certeza ao diagnóstico, precisão não alcançada pelas demais técnicas, e não causa stress nem lesões, pois somente algumas penas ou gotas de sangue são necessárias para análise de laboratório.

 

Alguns laboratórios de sexagem de aves por DNA:

www.stabvida.com/geneticaparatodos/sexagem/ - Laboratório Português

www.scbiotec.com.br/ - Laboratório Brasileiro

www.vetdna.com.br/portal - Laboratório Brasileiro

www.unigen.com.br/aves/ - Laboratório Brasileiro

www.sexadodeaves.com/ - Laboratório Espanhol

http://www.exonesp.es/ - Laboratório Espanhol